quarta-feira, 2 de setembro de 2020

“Ouça” de Maysa. Os olhos do amor maior.

A primeira olhada é a que fica. Olhos graúdos e jeito livre encantavam a todos. Era Maysa Figueira Monjardim. O Brasil a conhecia simplesmente como Maysa Matarazzo.  Foi assim comigo ao vê-la pela primeira vez cantando e encantando. Eu passei a chamá-la de Maysa e o Brasil também.

A moça carioca tinha tanto talento quando cantava que mal conseguia esconder que trazia no olhar a luta interna que travada com o próprio coração.

Era 1975 e com 15 anos eu já olhava para Maysa com espanto. Assustei-me ao vê-la brilhantemente atuando como atriz em novela global e sua beleza era extraordinária. A voz nem se fala.

Mas foi uma de suas letras que me impressionou em definitivo. “Ouça” chegou assim:

 

“Ouça vá viver sua vida com outro bem

Hoje eu já cansei de pra você não ser ninguém

O passado não foi o bastante pra lhe convencer

Que o futuro seria bem grande

Só eu e você

Quando a lembrança com você

For morar

E bem baixinho de saudades você chorar

Vai lembrar que um dia existiu

Um alguém

Que só carinho pediu

E você fez questão de não dar

Fez questão de negar.”

Os imensos olhos não apagaram o brilho da voz arquitetada em um arranjo divinal. A canção acalma a alma de quem num cantinho escuro estiver sofrendo do mal maior: o mal de amor. Parecia uma resposta a um amor que ficou. Mais tarde foi possível perceber que Maysa tinha uma convivência conturbada com seus próprios sentimentos. Cantando isso ficava evidente pela carga emotiva imposta pela voz e pela interpretação. Até um cego perceberia.

No final da tarde, quase à noitinha, em 1976, numa segunda feira de carnaval, no mês de março indo para o Rio num velho ônibus da Itapemirim que tinha o hábito de levar nordestinos em direção à cidade maravilhosa em busca de dias melhores cruzei a Ponte Rio-Niterói. Estava chegando ao destino final e sem saber que naquele mesmo lugar um ano depois a bela cantora de olhos graúdos e tristes perderia a vida. Os belos olhos se fecharam para sempre. Sua voz não. 

Paço do Lumiar(MA) sábado, 20 de junho de 2020 às 21h03min06s

 

Um comentário:

  1. Maísa pra mim é uma das maiores can tora do Brasil por sua luta
    .a pelos seus romance e pela sua Carra de vida uma mulher de atitudes fortes.

    ResponderExcluir